Home > Cartão de Crédito > Conheça o novo cartão de crédito do Xp investimentos. Juros baixos, zero anuidade e sistema de cashback

Conheça o novo cartão de crédito do Xp investimentos. Juros baixos, zero anuidade e sistema de cashback

Com o propósito de aumentar o alcance do seu ecossistema financeiro, a XP anuncia o lançamento nesta quarta-feira (10) do cartão de crédito XP Visa Infinite para seus clientes.

As maiores diferenças do produto são os juros abaixo da média do mercado e o batizado como “investback”, que devolve 1% do valor de todos os pagamentos realizados através do cartão para os consumidores na forma de investimento.

“Temos cerca de 3 milhões de clientes com R$ 700 bilhões em custódia. Na média, eles possuem mais ou menos metade da sua liquidez na XP”, comenta Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc. Os outros recursos os investidores, normalmente, mantêm nos bancos tradicionais, em que já tem conta corrente e realizam sua movimentação financeira mensal.

O objetivo, ao disponibilizar ferramentas extras como o cartão de crédito, é dar estimulo aos clientes para que migrem parcelas cada vez maiores dos seus recursos para a XP. Dessa forma, além do novo produto, já existe previsão dos lançamentos de conta digital e cartão de débito ainda em 2021.

O cartão de crédito da XP já teve início na fase de testes por funcionários, agentes autônomos e um grupo limitado de clientes em 2020. No momento, já há cerca de 35 mil cartões sendo utilizados. Segundo Bruno Guarnieri, head de Produtos Digitais da XP, os clientes com o cartão aumentaram seus investimentos em cerca de 10 pontos percentuais.

“Não queremos ganhar dinheiro com o cartão da forma como os bancos tradicionais ganham”, comenta Guarnieri. Não há, por exemplo, nenhuma tarifa de anuidade no produto.

Juros

Além do mais, as taxas de juros vinculadas ao cartão serão menores que a média praticada no mercado, podendo chegar à metade. No rotativo, a taxa média da XP é de 5,9% ao mês e no parcelado, de 3,9%.

O que é esperado, de acordo com Benchimol, é que consigam reduzir essas taxas os juros ainda mais. Ele tem um estimativa que, em alguns campos de investimentos, o custo poderá chegar a 2% ao mês.

Segundo os dados mais recentes levantados pelo Banco Central, de janeiro deste ano, a taxa média do mercado para o rotativo está em torno de 10,01% ao mês e a do parcelado, em 6,80%.

Guarnieri diz que o que possibilita à XP ter taxas menores é o modelo diferenciado. “O limite do cartão será estabelecido conforme o volume de investimentos mantido na corretora”, disse. Inicialmente, o foco do cartão é atender aos clientes com carteiras a partir de R$ 50 mil. Até o fim de 2021, o produto deverá ser acessível a todos.

Investback

Qualquer compra feita através do cartão da XP gera um direito ao retorno de 1% do valor para o cliente. O investback é automaticamente transferido para um fundo com rendimentos iguais as taxa do CDI.

Dali, o valor pode ser retirado, transferido para outros investimentos ou ainda utilizado em novas compras em um sistema criado pela XP.

O marketplace (que é o sistema de compras) tem atualmente 25 parceiros e é possível de ser acessado atravésdo aplicativo vinculado ao cartão. O ponto positivo de fazer compras através dessas lojas é o fato de elas gerarem um investback ainda maior de 2% a 10%, dependendo do produto.

Todo o relacionamento do cliente, desde o inicio, ocorre através do aplicativo. “É um produto 100% mobile only que foi desenvolvido em tempo recorde pelas squads de tecnologia e negócios e chega ao mercado como um cartão pensado para o investidor”, completa Guarnieri.

O propósito é garantir uma experiência diferenciada e agradável para os usuários. Até o momento, em torno de 60% das pessoas que ganharam o cartão fizeram a ativação – e entre 18% e 20% já concluíram a primeira compra já na sequência.

“Queremos revolucionar o mercado de cartões de crédito no Brasil, assim como fizemos com os investimentos”, afirmou Benchimol, para quem o segmento de cartões ainda tem “absurdos” que aos poucos começaram a desaparecer no mundo dos investimentos.

O Cartão XP Visa Infinite é aceito nas principais lojas e dá direito à liberação de até seis cartões adicionais. Também disponibiliza funcionalidades como seguro de emergência médica internacional, seguro para locação de veículo e concierge por chat ou telefone para dicas de presentes, restaurantes e roteiros de viagens.

Fonte: infomoney fotos: opopular/